Com encerramento da edição de 2017 na cidade do Rio de Janeiro, o Rock in Rio este ano marcou com diversos ritmos, incluindo o rock (claro). Confira uma lista de documentários sobre (alguns) ícones do rock:

No Direction Home: Bob Dylan 

Martin Scorsese gosta de dirigir documentários de ícones do rock e já provou ser bom nisso. Em 2005, ele teve acesso a grande parte do acervo de Bob Dylan para levar ao cinema a história de um dos maiores ícones dos Estados Unidos.

Some Kind Of Monster 

Edição especial do famoso show filmado em 1970 em Las Vegas, com mais de trinta minutos das gravações originais restauradas por Rick Schmidlin. Há cenas de Elvis nervoso antes de entrar no palco e canções famosas do Rei do Rock.

Meeting People Is Easy 

O conceito do importante disco OK Computer, do Radiohead, foi em partes transportado para o cinema no documentário lançado em 1998 pelo diretor Grant Gee.

Gimme Shelter

Gimme Shelter é o nome de um disco e de uma das grandes canções dos Rolling Stones, mas também do documentário lançado em 1970 sobre a banda e a respeito do show no desastroso festival Altamont Free Concert.

The Filth And The Fury 

Em 1980 o cineasta Julien Temple lançou o documentário The Great Rock and Roll Swindle, sobre o Sex Pistols, e voltou a fazer filme sobre a banda em 2000, quando reuniu este arquivo mais abrangente.

When You’re Strange 

Oliver Stone tentou em 1991 contar a história do The Doors, mas recebeu muitas críticas de fãs e até mesmo dos músicos. Em 2009, Tom DiCillo montou sua versão com narração de Johnny Depp.

Lord Don’t Slow Me Down 

Com direito a canção homônima inédita na trilha sonora, a história do Oasis foi montada pelo diretor Baillie Walsh e foi grande sucesso no Reino Unido em 2007, quando a banda ainda estava em atividade.

A Todo Volume 

O badalado Davis Guggenheim, vencedor do Oscar por Uma Verdade Inconveniente, reuniu Jimmy Page, The Edge e Jack White para um debate, com direito a demonstrações práticas, sobre a história e as possibilidades da guitarra.

Raul – O Início, o Fim e o Meio 

Walter Carvalho fez quase 100 entrevistas para reunir histórias sobre uma das grandes figuras do rock brasileiro. Raul Seixas foi homenageado com um dos documentário mais vistos da história do cinema brasileiro.

About A Son 

Mais de 25 horas de depoimentos de Kurt Cobain foram entregues ao cineasta AJ Schnack, que montou o premiado documentário sobre o vocalista do Nirvana.

Cocksucker Blues 

O importante fotógrafo norte-americano Robert Frank percebeu a importância dos Rolling Stones, em 1970, quando montou o documentário sobre a viagem da banda a seu país com o disco Exile on Main St..

Lemmy: 49% Motherf**ker, 51% Son Of A Bitch 

A vida e os pensamentos do icônico vocalista do Motörhead foram compilados em documentário de 2011 com participações igualmente grandiosas de gente como Ozzy Osbourne e Slash.

Woodstock – 3 Dias de Paz, Amor e Música 

Para comemorar os 40 anos do Festival de Woodstock, a Warner recuperou imagens do evento e do documentário do diretor Michael Wadleigh para montar um novo e extenso material sobre aqueles dias históricos.

Pearl Jam Twenty 

Entrevistas e muitas imagens de arquivo, inclusive algumas inéditas até então, foram utilizadas por Cameron Crowe na tentativa de provar que o Pearl Jam é uma das maiores bandas dos últimos tempos. O documentário foi lançado em comemoração aos 20 anos do grupo.

(Fonte da lista: RollingStone)

Good Ol’Freeda

O documentário conta a história de Freda Kelly, uma adolescente tímida de Liverpool que encontrou trabalho como assistente de uma banda local de jovens com a esperança de se tornar algo grande: The Beatle.

Elvis: That’s the way it is

Edição especial do famoso show filmado em 1970 em Las Vegas, com mais de trinta minutos das gravações originais restauradas por Rick Schmidlin. Há cenas de Elvis nervoso antes de entrar no palco e canções famosas do Rei do Rock.

George Harrison: Living In The Material World

O diretor Martin Scorsese retrata a vida pessoal e musical do ex-Beatle. Entrevistas exclusivas com familiares e amigos, imagens e fotografias inéditas ilustram o filme que aborda desde a infância do músico até sua luta contra o câncer.

Metal: uma Jornada pelo Mundo do Heavy Metal

O documentário dirigido pelo antropólogo e metaleiro Sam Dunn retrata a cultura do heavy metal e aborda aspectos como sexualidade, religião, violência e morte, além de contar com depoimentos de Alice Cooper, Rob Zombie e Dee Snider.

Rock Brasília – Era de Ouro

A história dos jovens brasilienses que liderados por Renato Russo, depois de um longo caminho e muitos obstáculos, veem seu sonho se tornar realidade, com o sucesso de suas bandas.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s